ENADE 2012 – Como anda o curso de Turismo.

img_destaque

O ENADE recentemente liberou as notas aplicadas ao curso de turismo de 2012. As notas obtidas pelas faculdades dão um panorama de como anda o curso e a dedicação dos estudantes com a área.

 

No total, 191 cursos foram avaliados, sendo 147 faculdades privadas e 44 públicas.

O ENADE utiliza as notas:

SC – Não houve parâmetros suficientes que pudessem avaliar a faculdade;

01 e 02 – Insatisfatórios, o curso poderá ser penalizado pelo órgão de ensino responsável;

03 – Médio. Aconselhável realizar ações na instituição para melhorar o curso;

04 e 05 – Bons resultados, os cursos estão aptos a continuar nas instituições de ensino.

Os resultados são assustadores para o Turismo!

Das particulares, 46% (quase a metade) não obtiveram critérios suficientes ou tiveram resultados insatisfatórios. 39% foram considerados médios e apenas 15% considerados bons e ótimos.

Nas faculdades públicas, o resultado é melhor. 25% de insatisfatórios (1/4 das faculdades), 36% médios e 39% bons ou ótimos.

Infelizmente, os dados mostram que das 191 faculdades, 79 não tiveram um bom resultado, 41% do total.

Esses dados mostram possível desinteresse pelo curso dos estudantes, e/ou a baixa qualidade de ensino do Turismo no país. Ao mesmo tempo em que é possível existir uma oportunidade de se destacar no mercado, os dados mostram que o curso não é valorizado pelas instituições e alunos, já dando uma visão de como é o mercado de trabalho, profissionais e estudantes do setor.

A imagem do curso, com estes resultados, fica comprometida. O curso de turismo precisa que nós, interessados pela área, valorizemos a profissão e o estudante, que os alunos tenham vontade de aprender e interesse em realizar o bacharelado de turismo por opção, não por “não saber o que estudar”.

Fica aqui o pequeno desabafo de um amante do curso.

Muito obrigado ao amigo Kleber, que deu a sugestão deste tema!

Para acessar a base completa, acesse o site do ENADE clicando aqui.

Comentar

comentários

About the author /


Mestrando em Turismo pela Univali, Bacharel em Turismo pela USP, Pós-graduado em Administração pela FGV, com experiência em Planejamento de Eventos, Planejamento de Produtos Turísticos e Planejamento de Operações Turísticas, é idealizador do site e posta conteúdo para seus colegas todo domingo.

Twitter