Sochi é logo aqui!

Sochi 2014 - Rio 2016

Membro do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), a Rússia mostrou ao mundo as Olimpíadas de Inverno de Sochi e, ao Brasil, bons e maus exemplos do que fazer na nossa Olimpíada Rio de Janeiro 2016.

A cidade sede, Sochi, é conhecida por ser um destino de verão Russo, onde teve que receber investimentos pesados para realizar uma olimpíada de inverno. Investimentos de 120 Bilhões de reais transformaram o balneário em um espetáculo, garantindo até neve nas montanhas, para caso o calor não permitisse a presença de gelo natural na região.

No entanto, a Rússia passa por problemas bem comuns, e outros não tão comuns, ao brasileiro. Os jogos iniciaram em um clima tenso, onde os atletas temiam atentados terroristas na sua realização. A ameaça terrorista é comum na Rússia, que vive clima de tensão em especial com a Chechênia (região que busca independência). O Brasil, que receberá delegações Russas e Norte Americanas precisa se preparar para evitar uma tragédia. De acordo com o presidente Russo, foram investidos 3 Bilhões em Segurança. Já no Brasil, ainda tudo é nebuloso para a COPA, imaginem para as Olimpíadas.

Corrupção também é algo preocupante na Rússia. A construção dos jogos custou o triplo do esperado, e o governo é acusado de corrupção. O trabalho dos operários beirou ao escravo e, devido Sochi ser um destino conhecido pela máfia russa, existe denúncias que ela possa ter se favorecido com a verba investida na região.

Aparentemente, a construção de área olímpica de Sochi não foi completamente planejada. Hotéis não ficaram prontos, espaços olímpicos vazios, local da mídia não terminado, construções de infraestrutura turísticas em obras até o término dos jogos. O caso mais famoso foram os banheiros sem divisória, algo bem longe do padrão internacional.

E um fato curioso, além do governo Russo ser contra os relacionamentos homossexuais, Sochi possui certa má fama quanto ao tráfico de mulheres, além da região ser conhecida como destino sexual, onde o próprio governo russo distribuiu camisinhas aos atletas.

Apesar de todos estes problemas, os jogos olímpicos foram belíssimos, considerado um sucesso. Putin mostrou ao mundo que a Rússia tenta se aproximar da Europa, que possui capital para financiar grandes eventos e pode garantir a segurança de estrangeiros. Por outro lado, mostrou aquela antiga Rússia, presa em questões de problemas administrativos, pouco planejamento, com graves problemas sociais e conservadora em diversos aspectos.

Com isso, vemos que Sochi possui os mesmos problemas que estamos acompanhando no Rio de Janeiro. Obras ainda não “engataram”, corrupção esperada, planejamento não sendo uma virtude, infraestrutura não preparada e diversos problemas sociais. O Brasil entrou neste investimento para mostrar ao mundo que é mais evoluído, economicamente forte e apto em receber pessoas de diversas nacionalidades.

Fogos de encerramento das Olimpíadas de Sochi

 

E como outro país do BRICS, podemos ter certeza que, se tudo continuar como esta, seremos uma Sochi. Uma bela Olimpíada cheia de problemas, com gastos exorbitantes e quase nenhum ganho para a região/sociedade, além da propaganda não tão boa para o mundo quanto sociedade, mas efetiva quanto à economia.

Comentar

comentários

Tagged with:     , , , , , , ,

About the author /


Mestrando em Turismo pela Univali, Bacharel em Turismo pela USP, Pós-graduado em Administração pela FGV, com experiência em Planejamento de Eventos, Planejamento de Produtos Turísticos e Planejamento de Operações Turísticas, é idealizador do site e posta conteúdo para seus colegas todo domingo.

Twitter